maio
2017
53ª Expedição (Sítio Cachoeira Passa Vinte)
Por:
Sem categoria
Atividade: 53ª Expedição EGJ (Sítio Cachoeira Passa Vinte)
Cavidade: Abismo Gargalo
Município: Apiaí
Data: 25,26,27 e 28/02/2017 (Carnaval)
Viagem de ida: Equipe I   – saída 19:00 h  24/02/2017
chegada 05:00 h
Grupo: Alexandre Vaccaro Rodrigues, Marcel da Silva Lunghi,
Mauro de Oliveira Neto e Thales Pierre Torricelli
Veículos: Equipe I   – Sandero (Thales)
Equipe II – Sportage (Mauro)
Objetivos: Concluir mapeamento das áreas já conhecidas do Abismo Gargalo,
explorar a possível  continuação pelo Salão  Branco, desequipar a
cavidade e realizar prospecção na região vizinha.
Tempo de atividade: Mapeamento –      8:30 horas
Exploração –        0:00 horas
Desequipagem –   2:20 horas
Prospecção –       6:00 horas

Relato:

25/02/2017

O Thales e o Vaccaro seguiram viagem na noite anterior, enquanto eu e o Marcel seguimos hoje pela manhã, chegando ao destino, o Sítio cachoeira Passa Vinte, por volta das 15:15 h.

Dia de viagem, organização dos equipamentos e da alimentação, de botar a conversa em dia com o pessoal que nos recebe sempre muito bem, e de descanso, para encararmos as atividades no dia seguinte.

26/02/2017

Conforme planejado, o Marcel e eu iremos concluir os trabalhos no Abismo Gargalo, enquanto o Thales e o Vaccaro, darão sequência aos trabalhos de prospecção em uma região vizinha, onde já temos duas cavidades cadastradas e com mapeamento em andamento, região esta com real potencial para a descoberta de novas cavidades.

Antes de seguirmos cada dupla para as atividades planejadas, com base em novas informações, eu e o Vaccaro fomos verificar um sumidouro já observado a alguns anos atrás, quando iniciamos a exploração do Gargalo, que possuía apenas uma pequena abertura, por onde somente a água podia penetrar, e que agora transformou-se em uma pequena cavidade, com uns três metros de extensão, por onde quase toda água do Ribeirão Passa Vinte desaparece.

Adentrei com cautela para fazer um reconhecimento e verifiquei que toda a água some no piso e em uma pequena fenda à esquerda, no final do conduto, sem possibilidade de prosseguir. Ao menos estamos tendo o privilégio de presenciar o “nascimento” de uma nova cavidade.

Na sequência, eu e o Marcel seguimos para o Gargalo, equipamos o primeiro desnível externo, sendo que os demais desníveis, ficaram equipados desde a expedição anterior.

Neste deslocamento do acampamento até o abismo, e inclusive já adentrando o mesmo, testamos a comunicação, usando os rádios Motorola “Talk About” de 1W, e os mais potentes, os Baofeng UHF de 5W de potência, e obtivemos bons resultados, com comunicação perfeita, testando também do interior do abismo para um contato na trilha, próximo à entrada.

Devido ao horário já avançado (12:00 h), decidimos trabalhar logo em um conduto lateral, paralelo à galeria principal, e concluir o seu mapeamento, pois ao finalizar, teríamos praticamente somente dois lances verticais para subir e já estaríamos fora da cavidade, para retornar ao acampamento.

Concluímos a saída do Gargalo às 18:30 h, com o conduto devidamente topografado e com o croqui terminado.

Por volta das 19:00 h chegamos ao acampamento, prontos para jantar e encerrar as atividades do dia.

Equipe da 53ª Expedição EGJ

27/02/2017

Hoje finalmente tivemos o prazer de conhecer o Sr. Ezequiel, gente boníssima, como todos os demais que já conhecíamos, o bate papo foi longe, pois havia muita conversa para botarmos em dia.

O Vaccaro e o Thales seguiram, para finalmente iniciar os trabalhos de prospecção.

12:30 h eu e o Marcel, seguimos para o Gargalo.

Com o conduto lateral junto à galeria de entrada, já mapeado, seguimos cavidade adentro, até o salão do desmoronamento, onde o objetivo foi topografar o conduto existente à sua direita, que deu trabalho por suas dimensões reduzidas, dificultando a progressão.

19:00 h concluímos o mapeamento e a expectativa sobre a possibilidade de continuação da cavidade, a partir do salão Branco, só aumentava.

Seguimos até lá, e para a nossa surpresa, nos deparamos com a passagem que pretendíamos atravessar, alagada.

O pequeno salão estava inundado com águas cristalinas, tão cristalinas que a princípio eu não consegui notar, nos impedindo de realizar a tão esperada exploração, uma vez que depositávamos nesta provável passagem, praticamente a última esperança de continuação para o Gargalo.

Já antes da presença da água, seria um desafio transpormos este trecho, havendo a preocupação de como faríamos a travessia sem provocar nenhum dano ao ambiente, uma vez que o piso é extremamente branco e isso exigirá o uso de todo tipo de recursos e precauções possíveis para preservá-lo. Quando o Marcel finalmente me convenceu de que a passagem estava alagada, a frustração deu lugar a contemplação, devido à beleza cênica, tendo como requinte, a presença de jangadas, que projetam a sua sombra no fundo, enriquecendo ainda mais, a beleza do local.

O período de observação foi longo, com direito a todo tipo possível de registro, que ganhavam vida com o gotejamento sobre a linha d’água.

21:25 h iniciamos a saída da caverna, pois naquele momento ainda tínhamos a intenção de desequipá-la, porém ao chegarmos no trecho equipado, optamos por não fazê-lo, pois o horário avançado e o cansaço, nos fizeram mudar de idéia, principalmente pela possibilidade de ocorrer algum acidente, definindo então que faríamos este trabalho, somente no dia seguinte.

1:15 h estávamos fora do Abismo Gargalo.

1:35 h chegamos ao acampamento, e para nossa sorte, o Thales tinha preparado uma bela macarronada, para matarmos a fome e encerrar as atividades do segundo dia.

Salão Branco

28/02/2017

Hoje, último dia de expedição, normalmente reservado para lavar e carregar os equipamentos, teremos na verdade a tarefa de desequipar a cavidade, visto que por questões de segurança, não foi executada ontem durante a nossa saída, como normalmente seria feito.

O Thales e o Vaccaro iniciavam a viagem de retorno, enquanto o Marcel e eu, nos preparávamos para adentrar o Gargalo e remover todas as chapeletas, mosquetões e cordas, de todos os pontos de ancoragem, visto que o tempo de permanência da equipagem na cavidade, já tinha ultrapassado o período ideal, pois a mesma estava equipada desde a 51ª Expedição, realizada no feriado de Finados, no final de Outubro, começo de Novembro de 2016.

Somente às 13:50 h iniciamos de fato o acesso, e as 14:20 h, a desequipagem, que terminaria com nós dois fora da cavidade às 16:40 h. Missão cumprida!!!!

Ainda pretendíamos lavar todo equipamento no riacho, mas uma tempestade atrapalhou nossos planos e nos atrasou, sendo que somente as 22:40 h, iniciamos de fato a viagem de retorno, que se encerraria com a nossa chegada em Jundiaí, somente às 5:00 h da matina!!!!

Objetivos alcançados, expedição bem sucedida!!!! Permanecendo a expectativa da exploração de possível continuação pelo Salão Branco.

Agora é iniciarmos o planejamento da próxima, a 54ª Expedição, que terá como objetivo o Abismo Lajeado Grande.